Manter uma boa alimentação no trabalho resulta na melhora do desempenho profissional, no bem-estar e evita acidentes durante a jornada de trabalho e o aparecimento de doenças.
O objetivo da alimentação empresarial é oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa. Uma pessoa que não se alimenta corretamente não tem energia o suficiente para enfrentar uma jornada de trabalho. Sendo assim, é correto afirmar que o empresário que investe na alimentação de seus colaboradores está diretamente investindo na produtividade da empresa.
Outra vantagem da alimentação empresarial é que, dessa forma, o empresário garante que seus colaboradores tenham acesso a uma refeição balanceada e nutritiva. Hoje, a obesidade é um grande problema no mundo e estima-se que o número de pessoas obesas só tende a aumentar com o passar dos anos.
O sobrepeso pode causar grandes problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros. Colaboradores obesos, portanto, têm mais chances de adoecerem e, assim, atrapalharem o rendimento da empresa.
Vale lembrar que uma boa alimentação não é sinônimo de dieta, então não tente forçar os seus colaboradores a se alimentarem de forma restritiva. O ideal, como nós já dissemos, é oferecer refeições nutritivas, balanceadas e diversas. Isso já é o suficiente para combater a obesidade.
Como oferecer refeições de qualidade?
Aqui nós já reforçamos várias vezes a importância de garantir a boa alimentação dos colaboradores de uma empresa. Mas como isso é possível? Afinal, o que é uma alimentação de qualidade?
O primeiro passo para planejar uma boa alimentação empresarial é contar com uma equipe de profissionais. Os nutricionistas são os profissionais mais indicados para esse trabalho, pois eles saberão montar vários cardápios saudáveis e saborosos. Uma boa forma de complementar a sua equipe é contar com médicos endocrinologistas.
O segundo passo é montar cardápios variados. Diversificar o menu é importante para que os colaboradores não fiquem cansados de comer sempre o mesmo tipo de refeição. Além disso, é importante que o cardápio tenha opções de refeições para eventos empresariais. O ideal é que um menu de alimentação empresarial tenha opções de almoço, jantar, café da manhã, coquetel e brunch.
Por último, mas não menos importante, ao planejar a alimentação da sua empresa, não se esqueça de incluir no menu opções de pratos para pessoas com dietas restritivas. Você, certamente, deve ter na sua empresa colaboradores alérgicos a glúten ou lactose, veganos, vegetarianos e até mesmo pessoas que seguem religiões com restrições alimentares. Oferecer opções de refeições para dietas restritivas é uma forma de mostrar que a empresa realmente se importa com o bem-estar de todos os funcionários.
Uma empresa preocupada com a alimentação de seus colaboradores é uma empresa que se destaca. Portanto, se a sua empresa ainda não fez um plano alimentar para os colaboradores, use todas as informações coletadas neste texto para investir nessa ideia.
Gostou deste texto? Gostaria de ler mais artigos sobre alimentação empresarial? Então assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes como este!
Comentarios